quarta-feira, 30 de março de 2011

VIDA ALÉM DA MORTE

Como a morte é vista em diferentes religiões e doutrinas?


Muito se fala em vida após a morte. Mas, afinal será que ela realmente existe? Assim, vamos analisar os diferentes pensamentos de religiões e crenças.

De maneira geral, católicos, evangélicos, islâmicos e judeus acreditam que após a morte há a ressurreição: a alma do individuo passa a viver em um reino celestial. Já os espíritas creem na reencarnação: o espírito retorna à vida material através de um novo corpo humano para continuar o processo de evolução. Algumas doutrinas acreditam que as pessoas podem renascer no corpo de algum animal ou vegetal. Em algumas religiões orientais, o conceito de reencarnação ganha outro sentido: é a continuação de um processo de purificação. Nas diversas religiões, o homem encara a morte como uma passagem ou viagem de um mundo para outro.

Catolicismo

A vida depois da morte está inserida na crença de um Céu, de um Inferno e de um Purgatório. Dependendo de seus atos, a alma se dirige para cada um desses lugares.
A alma é eterna e única. Não retorna em outros corpos e muito menos em animais. Crê na imortalidade e na ressurreição e não na reencarnação da alma. A Bíblia ensina que morreremos só uma vez. E ao morrer, o homem católico é julgado pelos seus atos em vida. Se ele obtiver o perdão, alcançará o céu, onde a pessoa viverá em comunhão e participação com todos os outros seres humanos e, também, com Deus. Se for condenado, vai para o inferno. Algumas almas ganham uma chance para serem purificadas e vão para o purgatório, que não é um lugar, e sim uma experiência existencial da pessoa. Quem for para o céu ressuscitará para viver eternamente. Depois do Juízo Final, justos e pecadores serão separados para a eternidade.

Evangélicos

Como no catolicismo, os evangélicos acreditam no julgamento, na condenação (céu ou inferno) e na eternidade da alma, mas são contrários a existência do purgatório, visto que o mesmo para eles não tenha fundamento bíblico. Os evangélicos aguardam a volta de Jesus Cristo, a qualquer momento (O arrebatamento), e acreditam que no fim dos tempos, todos seremos julgados por suas ações, o que acarretará na condenação eterna, ou vida eterna em Cristo Jesus e direito a celestial mansão, onde passarão todo tempo adorando a Deus juntamente com os anjos.

Budismo

O Budismo prega o renascimento ou reencarnação. Após a morte, o espírito volta em outros corpos, subindo ou descendo na escala dos seres vivos (homens ou animais), de acordo com a sua própria conduta. O ciclo de mortes e renascimentos permanece até que o espírito liberte-se do carma (ações que deixam marcas e que estabelece uma lei de causas e efeitos). Para libertar-se do carma e alcançar a iluminação ou o Nirvana, o ciclo ignorância, sede de viver e o apego às coisas materiais deve ser abolido da mente dos homens.

Espiritismo

Defende a continuação da vida após a morte num novo plano espiritual ou pela reencarnação em outro corpo. Aqueles que praticam o bem, evoluem mais rapidamente. Os que praticam o mal, recebem novas oportunidades de melhoria através das inúmeras encarnações. Crêem na eternidade da alma e na existência de Deus, mas não como criador de pessoas boas ou más. Para eles, quem constrói o céu e o inferno é o próprio homem.

Hinduísmo

A visão hindu de vida após a morte é centrada na idéia de reencarnação. Para os hinduístas, a alma se liga a este mundo por meio de pensamentos, palavras e atitudes. Quando o corpo morre ocorre a transmigração. A alma passa para o corpo de outra pessoa ou para um animal, a depender das nossas ações, pois a toda ação corresponde uma reação - Lei do Carma. Os hindus tem tradição de adorarem: ratos, vacas, elefantes, dentre outros animais, e tem o Gandes como rio sagrado.

http://www.aulaensinoreligioso.blogspot.com/

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO

1. Diferencie ressureição de reencarnação?

2. Quanto à vida após a morte, comente sobre e ponto de vista defendido por católicos e evangélicos, sabendo-se que são parecidos.

3. O que é o carma para os budistas?

4. Explique suscintamente sobre a vida após a morte para os hindus.

Um comentário:

  1. Não sei muito bem a minha crença, mais eu acredito em DEUS,porque DEUS È FIEL...
    By:Letícia.

    ResponderExcluir