quinta-feira, 24 de março de 2011

Hermenêutica X Exegese

Hermenêutica: deriva do grego hermenevein, que significa o estudo das técnicas de interpretação.
Exegese
: deriva do grego exegeomai, exegeses, significa interpretação.
Para resumir: Hermenêutica é o estudo das diversas formas e técnicas de exegese (interpretação profunda da Bíblia).

Exegese, portanto, é a denominação que se confere à interpretação das Sagradas Escrituras desde o século II da Era Cristã. O principal objetivo da hermenêutica bíblica é o de descobrir a intenção original do autor bíblico. No caso dos textos da Bíblia o leitor, ao menos racionalmente, não tem acesso direto ao autor original. Por isso é necessário aplicar princípios da hermenêutica (a ciência da interpretação) ao texto bíblico.

Além do fator de separação pessoal entre o leitor atual e o autor original, há outras barreiras para a compreensão. Os últimos e mais recentes livros da Bíblia foram escritos há cerca de dois mil anos atrás. Além da distância de tempo, há diferenças de idioma, pois a Bíblia foi escrita originalmente em hebraico, aramaico e grego. Há ainda diferenças culturais e de costumes que separam os leitores atuais dos autores originais da Bíblia. Alguns exemplos são o sistema de sacerdotes e sacrifícios da Lei de Moisés no Antigo Testamento, e o uso do véu por mulheres no Novo Testamento.

A Importância deste Estudo

  1. O próprio Pedro admitiu que há textos difíceis de entender: "os quais os indoutos e inconstantes torcem para sua própria perdição" (2 Pedro 3:15 e 16).
  2. As circunstâncias variadas que concorreram na produção do maravilhoso livro exigem do expositor que o seu estudo seja meticuloso, cuidadoso e sempre científico, conforme os princípios hermenêuticos.
  1. A Regra Fundamental

A Escritura é explicada pela Escritura. A Bíblia interpreta a própria Bíblia..

  1. Primeira Regra

Enquanto for possível, é necessário tomar as palavras no seu sentido usual e comum.

  1. Segunda Regra

As palavras devem ser tomadas no sentido que indica o conjunto da frase..

Esta regra tem importância especial quando se trata de determinar se as palavras devem ser tomadas em sentido literal ou figurado. Para não incorrer em erros, convém, também, deixar-se guiar pelo pensamento do escritor, e tomar as palavras no sentido que o conjunto do versículo indica.

  1. Terceira Regra

É necessário tomar as palavras no sentido que indica no contexto, a saber, os versos que precedem e seguem o texto que se estuda.

  1. Quarta Regra

É preciso tomar em consideração o desígnio ou objetivo do livro ou passagem em que ocorrem as palavras ou expressões obscuras..

  1. Quinta Regra

É indispensável consultar as passagens paralelas explicando as coisas espirituais pelas espirituais (I Cor 2:13).

  1. Sexta Regra

Um texto não pode significar aquilo que nunca poderia Ter significado para seu autor ou seus leitores.

  1. Sétima Regra

Sempre quando compartilhamos de circunstâncias comparáveis (isto é, situações de vida específicas semelhantes) com o âmbito do período quando foi escrita, a Palavra de Deus para nós é a mesma que Sua Palavra para eles.

Bibliografia

Hermenêutica, de E. Lund e P.C. Nelson

Nenhum comentário:

Postar um comentário